quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

NOSSA NOBRE MISSÃO

Apesar da nossa Carta Magna, nos outorgar a mais importante das missões, que é fazer com que as pessoas possam perceber na prática quais são seus direitos como cidadãos, tendo acesso a ruas, praças, parques e jardins, a todos os serviços prestados a eles pelo serviço público municipal e as instalações construídas para realização destas atividades.

Existem colegas que entendem ser essa uma função menor, sem importância alguma, sendo melhor o papel de combater o crime e o criminoso. Não que isto não deva ser feito, mas jamais em detrimento da nossa missão constitucional.

E enquanto isso, membros das Forças Militares Estaduais, que não são pessoas que ocupam os cargos que estão, porque simplesmente fizeram um curso superior, mas porque estudaram para realizar as atividades que realizam, observam tudo isto, e com certeza devem conversar entre si.

“Estes homens de azul não tem noção do poder que tem nas mãos, porque o município tem muito mais dinheiro que o estado a sua disposição, e como sabemos, é muito melhor e menos desgastante trabalhar na prevenção, mas enquanto eles não tiverem consciência disto, muito melhor para nós”.

E é por isso meus senhores, que escrevo estas palavras, tenho certeza que nem todos concordarão comigo, mas está na hora de repensarmos como fazer Segurança Pública, porque se queremos que venham os novos tempos, temos também que nos preparar para eles.

“Enquanto nós Guardas Municipais estamos lutando pelo Poder de Polícia, existem aqueles que estão lutando para ter o Poder da Guarda Municipal”.

E lembremos sempre que a principal função de qualquer policia é proteger, prender é conseqüência de uma prevenção mal feita.

Osvaldo Zuim Junior

Guarda Municipal de Jundiaí

Nenhum comentário: